Segundo
Elkonin (apud Arce e Silva, 2009, p. 170), antes de um ano surge na
criança uma importante característica que é a manipulação de objetos. Ao
descrever essa atividade Elkonin explica que
“[...] nesta atividade estão presentes a observação
visual da criança simultânea à ação de dirigir as mãos até o objeto fixado
visualmente, o que leva a criança a, com aproximadamente cinco meses, poder
pegar objetos. No ato de pegar, formam-se os elementos fundamentais das
coordenações motoras visuais. O ato de pegar é a primeira ação dirigida das
crianças e a origem das distintas manipulações com os objetos” (2009, p.170).
Desse modo, dispor de móbiles tanto no quarto do
bebê como nos berçários, pode ser uma excelente oportunidade de experiência de
aprendizagem, pois ao manipular os objetos dispostos no móbile o bebê é
estimulado a fixar o olhar e, isso ajuda a corrigir aquela situação meio
estrábica que todo bebê parece ter, além de aperfeiçoar o deslocamento do olho
da esquerda para a direita e vice-versa.
Referências: Arce, Alessandra; Silva, Janaina
Cassiano; É possível ensinar no
berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano
de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando
aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.
Almeida, Geraldo Peçanha de; Os bebês vão à escola.
2009, Curitiba. Pró-Infatil Editora.
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