Francesco Tonucci - 2010 |
Tendo em vista, que o trabalho educativo
com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos há pouco tempo passou a ser garantido, não é de se estranhar que
muitos profissionais que atuam na Educação Infantil considerem um desafio o
trabalho pedagógico nessa faixa-etária. Ainda não está claro para a maioria
deles onde termina o cuidar e começa o educar, ou seja, como propor um
currículo para bebês e crianças pequenas?
Foi pensando nisso, que nós do CRINFANCIA, iremos
no decorrer do mês de abril dedicar uma série de postagens voltadas para o
trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas. Para começar, apresentaremos
algumas considerações pautadas no texto “As especificidades da ação pedagógica
com bebês”, de Maria Carmem Barbosa. Esse é um dos textos que compõem a série,
Programa Currículo em Movimento, disponibilizados no portal do MEC clique aqui para conhecer o programar. Para acessar todos os textos que tratam do currículo na Educação Infantil clique aqui.
Desse modo, a partir do texto acima citado
apresentamos algumas ideias chave:
Desse modo, a partir do texto acima citado
apresentamos algumas ideias chave:
Ø Os bebês além de
apresentar competências sensoriais e capacidades orgânicas, são também pessoas
potentes no campo das relações sociais e da cognição.
Ø Um dos grandes
compromissos dos adultos é o de oferecer acolhimento para esses novos
integrantes da sociedade.
Ø Os profissionais que atuam
com bebês devem considerar que os bebês aprendem observando, tocando, experimentando,
narrando, perguntando, e construindo ações e sentidos sobre a natureza e a
sociedade, recriando, deste modo, a cultura.
Ø Nesta faixa etária as
interações entre as pessoas têm expressiva relevância para a construção das
identidades pessoal e coletiva das crianças.
Ø Uma das especificidades da
pedagogia realizada junto aos bebês é a da centralidade das brincadeiras e das
relações sociais.
Ø A ação pedagógica na turma
de bebês deve favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos
do dia.
Ø A interação escola e
família é fundamental para o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas.
Ø Os ambientes devem ser
planejados de modo a incitar as crianças a explorar, a serem curiosas, a
procurar os colegas e os brinquedos, isto é, permitir que sejam autônomas.
Ø Por ser a creche um local
de vida coletiva, é interessante que se institua um lugar para colocar as
coisas que vem de casa, como por exemplo, as fotos da criança e da família, os
brinquedos e outros objetos que criam um “oásis” de singularidade na vida e no
espaço coletivo.
Ø As manifestações culturais
devem mediar a relação do (a) professor (a) com os bebês ou crianças pequenas.
Nesse sentido, a música é um exemplo, a qual deve ser trazida por meio de:
- canções cantadas pelo
(a) professor (a) ou mediante CDs;
- caixas com instrumentos
musicais;
- propor que os bebês
acompanhem a música com o balanço do corpo.
Ø É importante
disponibilizar massas e tintas adequadas para fazer experiências plásticas,
assim como: água, barro e gelo.
Ø Deve-se promover
brincadeiras com blocos, jogos de descoberta, construções, encaixes, “faz de
conta”, brincadeiras com bolas, arcos, almofadas para criar situações de
desafios motor.
Ø Para o desenvolvimento da
linguagem oral é interessante oportunizar muitas brincadeiras: onomatopéias,
versos, trava-língua, entre outras.
Ø Para saber mais sobre a
ação pedagógica com bebês clique aqui e conheça
o texto que citamos no início dessa postagem.
Fonte: Revista Pátio, abril/julho 2010, ano VIII, Nº 23
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096.
2 comentários:
Fiquei muito feliz em descobrir alguém que se preocupou com a Ed. Infantil mas desde seu comecinho com os bebês.
Está de parabéns!É muito difícil achar atividades, textos, material etc para esta faixa etária.
Que bom que tenha gostado deste conteúdo! Foi exatamente por perceber a dificuldade de encontrarmos materiais para essa faixa-etária que decidimos contribuir com os profissionais que atuam com essa faixa-etária.
Postar um comentário